Tipos de preparações

CONHEÇA UM POUCO SOBRE MOTORES TURBO ALIMENTADOS 

O Turbo compressor pode ser instalado na maioria dos veículo, podendo ter sua pressão variando de 0,5 ou 0,7 ( recomendado para carros de rua que tem uso rotineiro ) e de 1,5 ate 3,0 bar de pressão ( praparação " forte" ) carros que possuem uma preparação boa para suportar toda essa "cavalaria", normalmente são carros que já possuem uma cilindrada maior ou que já possuem outras preparações).
 

O motor turbinado gera um aumento de potência muito grande por volta de 50%, podendo chegar perto até de 100%. No caso desse tipo de adaptação, é uma turbina mas trabalhada, que faz a aspiração da mistura - ar/combustível - para o interior dos cilindros. As turbinas aproveitam energia que seria jogada fora em forma de calor, usando os gases do escapamento para rodar uma turbina, que por sua vez aciona um compressor, que comprime o ar da admissão. O ar da admissão, comprimido, gera mais potência, porque permite que você queime mais combustível por tempo de explosão do motor, e porque ajuda a limpar o motor (a nova carga de ar, comprimida, "explode para fora" os gases remanescentes). 


O rendimento de uma turbina (ventoinha) de turbo depende da quantidade de gás passando através dela, e a diferença de pressão através dela. Você pode melhorar o diferencial de pressão da turbina instalando um escapamento com maior capacidade de fluxo que o original. 





PREPARAÇÃO ASPIRADA LEVE
A preparação aspirada na verdade é uma forma equivocada de dizer que os componentes do motor foram modificados proporcionando uma melhor e maior mistura ar-combustível, pois todos os carros naturalmente são aspirados, exceto os que possuem sobrealimentação que é o caso dos turbinados.

A preparação aspirada faz com que o motor gire mais rápido e com isso ganhe mais potência, porém em baixas rotações o motor acaba perdendo um pouco o torque e acaba "embaralhando" a marcha lenta o que para muitos é o mais "bonito" da preparação.

Bom, a preparação pode ser realizada de várias maneiras, desde troca de peças de baixo custo até um veneno muito mais forte. Depende do gosto da pessoa e para onde irá utilizar o carro.

Algumas peças a serem trocadas para realizar a preparação são coletor de escape, carburador ou injeção eletrônica, comando de válvulas, pistões, bielas, virabrequins, cabos de velas, filtros esportivos, polia, bobina, cabeçote e muitas outras variedades de componentes do motor.

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mais utilizada nos motores 1.6 e 1.8 que são os mais utilizados nas ruas e em provas de arrancada.
ma receita muito boa para carros que são usados no dia-a-dia e que proporciona um aumento muito bom na potência dos motores, principalmente nos AP's que são os favoritos dos preparadores. Esta receita é 
Para começar uma aspiração leve é necessário melhorar o fluxo de escape, como eu disse no post anterior, o coletor de escape dimensionado evita a ocorrência de contrapressão, fazendo com que os gases queimados "caminhem" mais rápido para o tubo de escape.





A troca do comando de válvulas por um mais "bravo" também é item importantíssimo, no caso, o melhor comando para ser utilizado nas ruas é o original dos gols GTS (49G) ou quando o motor for injetado, o dos gols TSi (027.7).


Para enquadrar e regular com a posição do comando, é necessário a troca da polia original, por uma polia regulável.



Os filtros esportivos são muito importantes para a preparação pois eles admitem uma maior quantidade de ar para a mistura, gerando um aumento na potência do motor.



Esta é uma receita básica para quem usa o carro no dia-a-dia e gosta de dar uma acelerada mais forte, sem contar o ronco que essa preparação vai proporcionar ao motor!



Princípios do SuperCharger
    Contrariamente aos kits turbo a instalação destes em carros atmosféricos requer menos material específico. Não é necessário modificar o colector de escape, uma vez que o compressor é arrastado por uma correia. No entanto é preciso ter em atenção à taxa de compressão, as permutas térmicas e muitos outros factores. 

   No seu funcionamento consomem uma certa potência, necessária para o seu próprio funcionamento. Os compressores estão muito divulgados nos EUA, sendo a maior parte das marcas que os fabricam Americanas. Há também veículos equipados de série com compressores, é caso por exemplo do lendário VW Polo G40. Existem vários kits de compressores maioritariamente destinados a veículos japoneses e americanos.